Capriccio Stravagante

Este é um sítio de celebração da música(e outras artes) de todas as épocas, estilos e culturas. Não pretende como é óbvio ser exaustivo mas sim um estímulo à reflexão e descoberta.Todos estão convidados a participar podendo enviar os textos por email ou simplesmente comentar os existentes!

sexta-feira, agosto 11, 2006

Antonioni - Nicholson

Para aqueles pouco familiarizados com a filmografia de Michelangelo Antonioni, o surgimento de Jack Nicholson num dos seus filmes será no mínimo insólito. A mim pelo menos foi o que aconteceu, conhecedor apenas de algumas das suas mais célebres realizações como " Il Grido" ou "L'avventura".
O filme aqui em causa é o raramente projectado " The Passenger" ( Profissão-Repórter) produzido por Carlo Ponti para a MGM em 1974.
Com a garantia de um elenco de luxo protagonizado pelo já referido Nicholson e pela ainda jovem Maria Schneider, Antonioni parte para o deserto do Sara e depois para a Espanha rural e deserta para rodar este thriller onde o drama existêncial é radicalizado pela fuga através da mudança de identidade com um outro homem.
David Locke (Nicholson), repórter em trabalho no deserto em África (Argélia), regressa exausto ao seu quarto de hotel depois de ter sido abandonado pelo guia e de ver o seu jipe "engolido" pela areia. Aí, depara com Robertson(Chuck Mulvehill), um hóspede vizinho, morto no quarto com um ataque cardíaco e resolve trocar de identidade com ele. A partir daqui, o destino de Locke determinado pela agenda de Robertson irá envolvê-lo numa aventura que lhe custará a própria vida. É num museu em Barcelona da autoria de Gaudí que, fugindo a traficantes de armas africanos conhece uma rapariga, sem nome no filme (Schneider), que o acompanhará até ao final.
O filme é recheado de cenas impressionantes como as primeiras rodagens no Deserto do Sara ou a sequência final de 11 minutos, em Espanha (Andaluzia) que demorou 7 dias a filmar.
A não perder, enquanto ainda passa, no Nimas.


" This is a film, about someone who is following his destiny, a man watching reality as reported, in the same way that I was watching him - in the same way that you are pursuing me. You could go back and find another camera watching me and another one watching the other camera. It's surrealistic, isn't it?"


Antonioni, numa entrevista
Livros: " Antonioni - The poet of images", William Arrowmith (Oxford University Press, 1995).
" Michelangelo Antonioni - filmografia completa (Taschen, 2004).

Etiquetas: